Tiago Pinheiro de Oliveira nasceu na cidade do Porto, onde começou os seus estudos musicais na área de Canto, Trompete e Composição.

Ao mesmo tempo dedica-se à direcção coral trabalhando com coros como o Coro Hoquetus, e o Coro da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.
No ano de 2007 recebeu o seu Diploma de Licenciatura pela Universidade de Aveiro na Área de Teoria e Formação Musical.

Entre 2007 e 20010 estuda direcção coral com o Professor Martin Schmidt, e direcção orquestral com o Professor andreas Weiss na Escola Superior de Música de Karlsruhe na Alemanha.
No quadro dos seus estudos dirigiu orquestras como a Baden -Badener Philharmonie e a Kurpfälzische Kammerorchester  de Mannheim. 
Participou activamente em vários Cursos de Aperfeiçoamento na Área de Direcção entre os quais com Owen Rees, Peter Philips, Martin Schmidt, Vasco Negreiros, Morten Schuldt-Jensen,Wolfgang Schäfer e Tobias Hiller.

Apresentou-se com vários coros profissionais, como Stuttgarter Kammerchor, Gaechinger Kantorei, Zürcher Singakademie, Basler Madrigalisten, a Capilla Real de Catalunya sob a direcção de Jordi Savall, Balthasar Neumann Chor Dunedin Consort sob a  direcção de John Butt und Corund Ensemble.
Em Junho de 2013 concluio o Mestrado em Canto Barroco na Schola Cantorum Basiliensis com a Professora Rosa Dominguez.

Sob a direcção de Vasco Negreiros participou na gravação do CD “Livro de Vários Motetes…E outras cousas”, contendo polifonia Renascentista Portuguesa de Frei Manuel Cardoso, editado por Artemágica.
Com o Vocalensemble Rastatt gravou para a  Carus Verlag Stuttgart “Israel in Egypt” de Georg Friedrich Händel e ainda Volkslieder e Quartetos de Brahms.

Participou na produção The Fairy Queen de Henry Purcell no Teatro Basel sob a Direção de Andrea Marcon bem como no Festival de Ópera de Munique na Ópera de Monteverdi Orfeo sob a direção de Ivor Bolton com Regie de David Bösch. Coopera regularmente com Bernhard Schmidt. 
Em Espanha apresentou-se com várias Orquestras com as Paixões e o Oratório de Natal de Bach, e o Requiem de Mozart.

© 2023 by Classical Musician. Proudly created with Wix.com